terça-feira, 31 de março de 2009

CAMISA AMARELA

Estava a ver um filme, onde o actor principal, galã e bonitão, tinha vestida uma camisa amarela...então desde esse dia, que me apetece escrever sobre a camisa amarela do meu pai.
Escrever sobre a camisa amarela???? mas o que tem de tão especial esta camisa amarela???
É uma camisa amarela canário, mas um pouco mais desmaiado... não era amarelo claro, não! era entre o amarelo canário e a gema de ovo, mas mais clara...
Pronto, era amarela clara!!!
Sempre me intrigou porque razão o meu pai quis comprar uma camisa amarela!?
Ele, que nunca ligou à roupa que a minha mãe lhe compra e que veste automaticamente, sem ver se a camisa é branca, às riscas, ou azul..., quis comprar uma camisa amarela!
E comprou-a. E quando vai a algum lado, quando precisa de se vestir com um pouco mais de primor, pede à minha mãe, que lhe dê a camisa amarela!!
O meu pai ainda é do tempo, em que os homens achavam que não era muito viril, saberem onde está guardada a sua roupa pessoal; não sabe, em qual gaveta estão guardadas as meias, as cuecas ou as camisolas interiores... é a minha mãe que lhe prepara a roupa, que lha põe em cima da cama, pronta a ele vestir, quando sai do banho.
Nunca mostrou interesse especial pelo que vestia; qualquer peça de roupa, para ele, está sempre bem!
Contudo, há cerca de 5 ou 6 anos, ele desejou ter uma camisa amarela!!
E a minha mãe, que estanhava o desejo, dizia: " Mas queres comprar uma camisa amarela?!!"
E ele respondia-lhe: " Sim, quero comprar uma camisa amarela!! onde é que está a admiração???"
E a minha mãe retorquia: " Mas tu nunca mostraste interesse pela tua roupa!! pelo que vestes!!" E ele reafirmava: "Pois mas agora quero comprar uma camisa amarela... "
E lá foram os dois, ao Ficabem, comprar uma camisa amarela, a camisa amarela!!!
E quando havia uma festa de anos, quando saía para passear, levava vestida a camisa amarela. E eu via que ele se sentia contente e feliz com aquela camisa amarela... vestiu-a muitas vezes... ficava-lhe bem... e ele sentia-se bem com ela vestida...
Há tempos perguntei à minha mãe: " Oh mãe, então a camisa amarela do pai? nunca mais o vi com ela vestida!?!"
E a minha mãe, num tom muito natural disse-me: "Sabes, de tanto ser lavada, está quase branca!!! já não se nota que era amarela !..."
"Oh, o pai deve estar muito triste, pois ela gostava muito dela?"
" Pois... se calhar temos que lhe comprar outra! ele gostava muito da camisa amarela!!!" - respondeu-me a minha mãe, sem grande convicção.
Agora já sei, porque o meu pai quis ter a camisa amarela... só os galãs usam camisa amarela!!