quinta-feira, 8 de abril de 2010

A M I Z A D E

PERANTE OS AMIGOS

Um amigo é uma benção que nos cabe cultivar num clima de gratidão.
Quem diz que ama e não procura compreender, nem auxiliar, nem amparar ,nem servir, não saiu de si mesmo ao encontro do amor desse amigo.
A amizade verdadeira não é cega; ela deixa-nos ver os defeitos nos corações dos amigos, e ensina-nos a saber amá-los e entendê-los, apesar de tudo.
O nosso egoísmo será vencido quando nos decidirmos ajudar as pessoas que amamos a realizarem a sua própria felicidade. A felicidade como eles a entendem, deverá ser a felicidade que eles procuram, sem pensarmos na nossa própria felicidade.
Em geral, pensamos que os nossos amigos pensam como nós pensamos, no entanto, precisamos reconhecer que os seus pensamentos são criações originais deles próprios.
A ventura real da amizade é o bem das pessoas que amamos.
Assim como espero que os amigos me aceitem como sou, devo, pela minha parte, aceitá-los como eles são.
Quando queremos desacreditar um amigo, depois de termos mantido uma convivência e intimidade, estaremos a desmoralizar-nos a nós mesmos.
Quando houver alguma divergência nas relações afectivas é preciso lembrar que toda a criatura humana é um ser inteligente em transformação incessante, e, por vezes, a mudança das pessoas que amamos não se verifica na direcção das nossas próprias escolhas.
Quanto mais amizade você der, mais amizade receberá.
Se nos ensinaram que devemos amar os nossos inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o coração.

( texto adaptado de André Luiz )

TEMPO QUE PASSA...

"Das páginas que me ficam do livro da vida, quero saboreá-las, linha por linha, por vírgula, por ponto, por todos os parágrafos onde ainda se retrata o tempo que me resta, mas muito lentamente, tão lentamente , que me dê a doce sensação, que o sol, ainda agora nasceu."

Vasco de Almendra - Março de 2010

PS - Não conheço Vasco Almendra mas tomei a liberdade de colocar este pequeno texto aqui no blog porque o acho muito interessante.