terça-feira, 25 de maio de 2010

Era - Mother

El elefante y la Paloma

Viva la vida Frida Kahlo

Chavela Vargas Bach Szilvia

La llorona - Gloria de la Cruz (soprano)

PERFUME

Perfume: The Story of a Murderer, um filme lançado em setembro 2006, é uma adaptação do livro homônimo do escritor alemão Patrick Süskind.

Perfume: A História de um Assassino conta a história em flashback do aprendiz de perfumista Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) que estava a ponto de ser guilhotinado, acusado de assassinar várias mulheres, na Paris de 1738.

Grenouille nasceu com um dom fora do comum: um olfato super sensível, que lhe permite distinguir vários cheiros da natureza e fragrâncias de cosméticos. Sua vida foi muito solitária, marcada, desde o nascimento pelo abandono da mãe e, mais tarde, em um orfanato, pelo do das outras crianças ao seu redor. Grenouille fechou-se muito em seu mundo, não conversava com ninguém e, portanto, não conseguiu exercer os atos da linguagem e da comunicação. Passou a vida inteira como um "lixo" social, sendo maltratado, incompreendido e excluído por todos. Em uma noite, Grenouille avistou uma pobre vendedora de frutas na rua e ficou extasiado com o perfume que exalava de seu corpo. E, quando aproximou-se dela, ela se assustou e antes mesmo de gritar, Grenouille tapou a boca da moça de uma tal maneira que acabou matando-a sufocada. No entanto, o que mais admirou Grenouille não foi ter eliminado uma vida, mas o fato de apesar de morta, o cheiro dela permanecer no seu corpo inerte e nas suas próprias mãos de assassino. Antes de conhecer o Mestre Baldini (Dustin Hoffman), perfumista de relativa reputação, Grenouille trabalhava como curtidor. Após demonstrar seu dom a Baldini, Grenouille é aceito no seu ateliê e acaba detendo a arte de confeccionar perfumes.

No entanto, o jovem e impetuoso aprendiz tinha uma ambição (ou compulsão?) por querer impregnar nos frascos o cheiro dos mais diversos elementos da natureza(a água, as pedras, as folhas, a terra e, até mesmo, o odor dos animais), mas apesar disso, queria saber como extrair os cheiro, porque ele queria extrair o cheiro das mulheres, para fazer o mais belo perfume. Apesar de ser repreendido por Baldini por ter assassinado o seu gato, Grenouille não abandonou essa obsessão.

Foi mandado por Baldini à cidade de Paris. Grenouille é, por causa de seu olfato apuradíssimo, um ser capaz de perceber (e se encantar) com cheiros imperceptíveis pela maioria dos seres humanos.

Uma vez que Grenouille aprendeu a técnica para a extração da essência dos elementos, ele resolve aplicá-la ao seu novo item bizarro: os corpos das mulheres mortas.

Grenouille utilizava-se de um imenso decantador para atirar em seu interior os corpos das mulheres mortas no intuito de, assim, extrair a doce essência delas. Mas tal experiência resultava em fracassso e, então, Grenouille tentou outro método: ele fazia a depilação das mulheres mortas, pois, de certa forma, percebeu que o cheiro delas provinha da epiderme.

Perfume: The Story of a Murderer
'O Perfume - História de um Assassino (PT)
'
Perfume: A História de um Assassino (BR)

Perfume: The Story of a Murderer
Alemanha / França / Espanha
2006cor147 min
Produção
DireçãoTom Tykwer
ProduçãoAndrew Birkin
Bernd Eichinger
Martin Moszkowicz
RoteiroPatrick Süskind (livro)
Andrew Birkin
Bernd Eichinger
ElencoBen Whishaw
Dustin Hoffman
Alan Rickman
Rachel Hurd-Wood
Jessica Schwarz
Karoline Herfurth
John Hurt
Génerosuspense
Idioma originalinglês

IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema

Anjos e Demónios

Angels & Demons (br: Anjos e Demônios / pt: Anjos e Demónios) é um filme baseado noromance com o mesmo nome, Anjos e Demônios, escrito por Dan Brown. O filme foi lançado mundialmente no dia 15 de maio de 2009, distribuído pela Sony, produzido por Brian Grazer e adaptado ao cinema por Akiva Goldsman. Ron Howard voltou a direção, Tom Hanks interpreta novamente o professor Robert Langdon, Ayelet Zurer interpreta a física italiana Vittoria Vetra eEwan McGregor interpreta Patrick McKenna, o camerlengo do papa, que ajudará Langdon nas investigações.

A equipe de produção do filme trabalhou intensamente para conseguir lançar um teaser trailerna mesma altura do lançamento do quinto romance de Dan Brown, The Solomon Key. Entretanto o lançamento do livro foi adiado para setembro de 2009. Antes de Solomon Key, foram lançados o Código da Vinci, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto (A Conspiração em Portugal) e Fortaleza Digital.

Depois de um bizarro homicídio no CERN, na Suíça, Robert Langdon é chamado para investigar um desaparecimento meticulosamente planejado de uma substância perigosa conhecida como antimatéria. Para além disso, um emblema Illuminati queimado sobre o cientista morto reaviva a hipótese dessa sociedade secreta ainda existir, lançando Langdon numa procura às respostas das questões levantadas pelos recentes acontecimentos. A história é desenrolada durante o Conclave, diante de uma Roma que acompanha de perto a eleição papal e os misteriosos assassinatos de Cardeais.

O longa de Anjos e Demônios apresenta algumas pequenas diferenças em relação ao livro, embora a trama principal permaneça a mesma. A comparação estabelecida aqui não revela detalhes da trama principal. Se você ainda não leu o livro, nem viu o filme, pode continuar sem medo.

No livro, Vittoria Vetra é filha do pesquisador assassinado, que se chama Leonardo Vetra. No longa, não há essa relação de parentesco e o personagem tem outro nome, Silvano Bentivoglio.

O diretor do CERN, Maxmilian Kohler, que tem função importante no livro (ele é quem convoca Robert Langdon para o caso e também tem participação no desfecho da trama), não existe no filme. Essas ações são executadas por outros personagens.

Além de Leonardo Vetra, outros personagens - como o camerlengo - também tem nomes diferentes. No livro, o camerlengo é um italiano chamado Carlo Ventrusca. No filme, é um americano chamado Patrick McKenna.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Angels_&_Demons_(filme)


O Caimão

O Caimão
Título original: Il Caimano
De: Nanni Moretti
Argumento: Nanni Moretti
Com: Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca
Género: Comédia Dramática
Classificacao: M/12

Estúdios: BAC Films, France 3 Cinéma
FRA/ITA, 2006, Cores, 112 min.
O último filme de Nanni Moretti, uma metáfora sobre a Itália contemporânea, tornou-se num êxito de bilheteira no país, tendo estreado dias antes das eleições que afastaram do poder Berlusconi. É a história de um produtor em falência profissional e sentimental, Bruno Bonomo, que tem um passado de produtor de filmes de série Z com títulos inspiradores como "Os Mocassins Assassinos" ou "Maciste vs. Freud". Mas agora não consegue arranjar financiamento para o seu próximo projecto, "O Regresso de Cristóvão Colombo". Estrangulado pelas dívidas e fraquezas, com o casamento em risco e os filhos perdidos, Bruno perde o norte. É aí que o seu caminho se cruza com o de uma jovem realizadora que lhe entrega um guião, "O Caimão". A princípio Bruno pensa que é um "thriller" musculado, mas apercebe-se numa segunda leitura mais atenta - se bem que um pouco tardia - que se trata de um filme sobre o primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Bruno já não pode recuar e vê-se obrigado a cumprir o planeado, encontrar o actor principal, enquanto tenta recolar as peças da sua vida conjugal. No entanto, em todo este novelo de erros e dificuldades, começa a nascer um novo entusiasmo em Bruno Bonomo: o da afirmação da sua dignidade. Este homem para quem tudo estava acabado encontra em si a energia para levar até ao fim um projecto que começou por acaso, mas que também ele acredita agora necessário tornar realidade.
http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=155846