sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Trabalhos arqueológicos na anta-capela de Pavia

ANTA-CAPELA DE PAVIA













Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Évora, dirigida por Leonor Rocha, vai estar até à próxima quarta-feira em trabalhos arqueológicos na mais significativa anta-capela de Portugal, localizada em Pavia.


Aquele monumento funerário pré-histórico, com mais de 5000 anos de idade, foi adaptado a templo católico durante a Idade-Média. Tudo aponta para que durante o domínio árabe também ali tivesse funcionado um espaço de oração. 



A anta-capela de Pavia, classificado como Monumento Nacional, é agora objeto de investigação arqueológica para identificação da primitiva entrada e respetivo corredor de acesso. Procuram-se, igualmente, elementos que possibilitem uma datação absoluta do monumento e que se possa estabelecer com precisão as diferentes funcionalidades que teve até ao presente.


Recorde-se que a Anta-Capela de Pavia foi o primeiro monumento megalítico referenciado na bibliografia histórica. Manuel Severim de Faria (séc.XVI), na sua obra “Notícias de Portugal”, já mencionava a anta-capela de S. Dinis ou S. Dionísio, como também é conhecida, e que se localiza no centro histórico da vila alentejana de Pavia.



(Local.pt)